I Mostra da Escola de Saúde Pública teve 398 trabalhos submetidos

publicado: 29/11/2022 16h09, última modificação: 29/11/2022 16h16
7618871F-ECF0-4758-AE36-71E9D21D72BA.jpeg

A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) recebeu a submissão de 398 trabalhos para a I Mostra de Saúde Pública da Paraíba. Foram aceitos, ao todo, 260 trabalhos. Com o tema ‘O SUS é o meu lugar”, o evento vai acontecer nos dias 15 e 16 de dezembro na sede do UNIESP – Centro Universitário no município de Cabedelo-PB – e contará com apresentações de trabalhos, apresentações criativas ou culturais e atividades temáticas vinculadas aos encontros paralelos.

“A quantidade de trabalhos submetidos superou as nossas expectativas e é resultado de uma grande mobilização em toda a Paraíba, estimulando que as pessoas escrevessem suas experiências para compartilhar na I Mostra de Saúde Pública da Paraíba. Foram inscrições vindas de todo o Estado, através de colaboradores de serviços da rede estadual e redes municipais de saúde, além de professores e alunos de instituições de ensino vinculadas à rede”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Investigação Científica da ESP-PB, Thais Matos.

Os trabalhos foram divididos em cinco eixos temáticos: Educação Permanente em Saúde e Educação Popular em Saúde (66); Atenção Cuidado e Vigilância em Saúde (101); Direito à saúde e relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade (17); Potencialidades e desafios da gestão em saúde – planejamento, regulação e financiamento (27); Processo de trabalho em saúde no SUS (49).

“Os autores dos trabalhos selecionados já podem se inscrever para participar da Mostra no dia 15 e já estão aptos para apresentar. Importante reforçar que todos os trabalhos serão publicados em anais”, informou Thais.

Reconhecimento – Os melhores resumos expandidos serão selecionados e premiados para compor um e-book (livro eletrônico). Além disso, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS) ofereceu uma viagem à Brasília aos três melhores trabalhos no eixo de Vigilância em Saúde, para que os trabalhos sejam apresentados à equipe técnica do MS.