I Mostra da Escola de Saúde Pública da Paraíba acontece nos próximos dias 15 e 16 de dezembro

publicado: 06/12/2022 15h48, última modificação: 06/12/2022 17h43
WhatsApp Image 2022-12-06 at 16.05.40.jpeg

Com o tema ‘O SUS é o meu lugar’, a Escola de Saúde Pública (ESP-PB) promove nos próximos dias 15 e 16 a I Mostra da Escola de Saúde Pública da Paraíba. O evento vai acontecer na sede do UNIESP (Centro Universitário, no município de Cabedelo-PB) e contará com apresentações de trabalhos, apresentações criativas ou culturais e atividades temáticas vinculadas aos encontros paralelos.

As atividades da Mostra são gratuitas, dando destaque às experiências, vivências e pesquisas realizadas no Sistema Único de Saúde na Paraíba. Para o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço, será um momento importante para reunir trabalhadores, gestores, docentes, estudantes e usuários do SUS.

“É uma excelente oportunidade de dar visibilidade a várias experiências espetaculares que estão acontecendo na rede pública de saúde que tem conseguido responder às necessidades da população paraibana. Vamos poder discutir, também, as perspectivas para a saúde na Paraíba e no Brasil nos próximos anos. Portanto, estão todos convidados para participar da Mostra, que possamos ter um grande evento”, declarou Felipe.

A coordenadora do Núcleo de Investigação Científica da ESP-PB, Thaís Matos, que faz parte da Comissão Científica da Mostra, reforçou, ainda que “o evento destaca o SUS com temática principal, como lugar de construção coletiva e potente espaço de transformação das práticas de saúde. A Mostra vai proporcionar o compartilhamento das experiências e pesquisas realizadas no SUS da Paraíba, sendo um impulsionador para o reconhecimento do trabalho das equipes de saúde e de replicação das experiências exitosas”.

Programação – A I Mostra da Escola de Saúde Pública da Paraíba vai começar às 8h30 da quinta-feira (15) e a mesa de abertura contará com a participação da secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, do diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço, além de representantes da saúde e educação na Paraíba. Às 9h30, será dado início às apresentações de trabalhos. Às 13h, terá a mesa redonda “Desafios para a formação, o cuidado e avaliação no SUS”. Na sequência, às 15h15, mais apresentações de trabalhos. À noite, às 18h30, a Mostra segue com a conferência “Perspectivas para as Políticas Públicas de Educação na Saúde”, com o professor Mozart Julio Tabosa Sales, da Faculdade Pernambucana de Saúde.

Na sexta-feira (16), acontecem eventos paralelos à Mostra, com públicos e temáticas específicas. Um desses eventos é o Encontro de Comunicação em Saúde (ECoS), em que a programação começa às 8h, com a mesa de abertura “O que a comunicação aprendeu em uma emergência global e como enfrentar a próxima crise de saúde pública?”. Às 10h, será a vez do Cine Mostra ESP-PB, com exibição pública de ‘Coronga’. À tarde, às 14h, a comunicação entra mais uma vez em debate através da mesa redonda “Temas emergentes e novas formas de Comunicação em Saúde: as contribuições das pesquisas e o combate às fake news”.

“A gente sabe que o Estado tem muito a apresentar, com experiências, desafios e potência, para, inclusive, as pessoas reconhecerem e valorizarem mais o trabalho desenvolvido na Escola de Saúde Pública. A escolha das temáticas das mesas foi com intuito de, também, contemplar os eixos de apresentação dos trabalhos da Mostra”, salientou a coordenadora do Apoio Institucional da ESP-PB, Islany Alencar, que faz parte da comissão geral da Mostra ESP.

Trabalhos – A ESP-PB recebeu a submissão de 398 trabalhos para a I Mostra de Saúde Pública da Paraíba. Foram aceitos, ao todo, 260 trabalhos, divididos em cinco eixos temáticos: Educação Permanente em Saúde e Educação Popular em Saúde (66); Atenção Cuidado e Vigilância em Saúde (101); Direito à saúde e relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade (17); Potencialidades e desafios da gestão em saúde – planejamento, regulação e financiamento (27); Processo de trabalho em saúde no SUS (49).