Notícias
ESP-PB realiza Mostra Científica Virtual dos Trabalhos de Conclusão das Residências em Saúde 2026
A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) realizou, nesta sexta feira (30), a Mostra Científica Virtual dos Trabalhos de Conclusão das Residências em Saúde – 2026. O evento constituiu-se como um importante espaço de socialização, troca de saberes e valorização da produção científica desenvolvida pelos residentes ao longo de sua trajetória formativa.
A iniciativa teve como objetivo divulgar os Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR), evidenciando experiências, reflexões e contribuições construídas no cotidiano dos serviços de saúde. A Mostra fortaleceu, de forma expressiva, a articulação entre ensino, serviço e pesquisa, reafirmando o compromisso da ESP-PB com a qualificação do cuidado e a formação crítica dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a abertura do evento, a diretora acadêmica da ESP-PB, Raiana Mariz, deu as boas-vindas aos participantes e desejou êxito às apresentações realizadas em todas as salas virtuais. A gestora também integrou as bancas avaliadoras e destacou a importância da socialização dos trabalhos como instrumento de fortalecimento da produção científica e do diálogo entre teoria e prática nos serviços de saúde e como a qualidade dos residentes formados impacta não só no serviço, mas na sociedade.
Para o chefe do Núcleo de Residências, Pedro Rodrigues, esta primeira edição da Mostra Científica dos Trabalhos de Conclusão das Residências em Saúde representou um momento significativo para todos os envolvidos. “Trata-se de um importante espaço de partilha de experiências, intercâmbio de saberes e reconhecimento da produção científica desenvolvida pelos residentes da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba ao longo de sua formação”, pontuou.
A Mostra Científica reafirmou o compromisso das Residências em Saúde da ESP-PB com a formação crítica, humanizada e comprometida com as necessidades da população. A ação reforça o papel das residências como estratégia fundamental para o aprimoramento da saúde pública e para a consolidação de um SUS mais justo, resolutivo e fortalecido, a partir do conhecimento produzido na prática em serviço.