Notícias
Encontro de acolhimento e integração reúne Instituições de Ensino na Escola de Saúde Pública da Paraíba
A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) sediou, nesta quarta-feira, o 1º Encontro de Acolhimento e Integração às Instituições de Ensino das 1ª, 2ª e 3ª macrorregiões, marcando um momento de avaliação, pactuação e fortalecimento das ações de educação permanente no estado. O evento reuniu instituições conveniadas e que pretendem se conveniar, responsáveis pela formação de residentes, graduandos e pós-graduandos que atuam em hospitais e serviços estaduais.
Para o Diretor da Escola de Saúde Pública, Matheus Sprícido, o encontro representa um avanço significativo na consolidação das políticas de formação profissional em saúde na Paraíba. “Estamos muito felizes hoje de receber todas as nossas instituições conveniadas aqui na Escola de Saúde Pública. É um momento extremamente importante de devolutiva e novas pactuações, para que a gente continue avançando no processo de Educação Permanente no nosso Estado. Todas elas são instituições de ensino com residentes, graduandos e pós-graduandos que estagiam em hospitais e serviços estaduais e são conveniadas da Escola de Saúde Pública. É um momento muito importante para o nosso estado” destacou.
O Coordenador da Rede Escola da ESP-PB, Théo Borges, reforçou que este primeiro encontro de acolhimento e integração tem um caráter estratégico. Segundo ele, o momento é dedicado tanto à apresentação dos resultados alcançados ao longo do ano quanto ao diálogo sobre as demandas das instituições.“Esse é o primeiro encontro de acolhimento e integração às instituições de ensino. Estamos chamando as instituições das três macrorregiões para acolher as principais demandas, mas também apresentar nossos resultados. Foi um ano em que incorporamos muitas ferramentas diferentes para a pactuação de estágio e para convênios. Passamos por um processo de regularização das instituições que tinham pendências e que precisaram se reorganizar para continuar pactuando.”, explicou.
Ele ainda ressaltou que a ESP-PB promoveu importantes mudanças administrativas, com a atualização e desburocratização de documentos e procedimentos, além do planejamento das ações que serão implementadas já no próximo ano. “Modificamos documentos para deixar o processo mais simples e estamos iniciando novas mudanças para o próximo ano. Também estamos apresentando o planejamento para 2026 e o nosso novo sistema de gestão da Rede Escola, que será atualizado e incorporado em 2026.2.”acrescentou.
Entre as novidades anunciadas, uma das mais relevantes é o plano de transição para um sistema totalmente digital, substituindo pactuações que antes eram realizadas manualmente. As instituições terão prazo para capacitação, e a ESP oferecerá treinamentos específicos.
Além disso, a Escola apresentou o novo Diretório da Rede Escola, um portal dentro do site da ESP que reunirá todos os documentos necessários para pactuação, além de dashboards e ferramentas que permitirão às instituições acompanhar seus processos de forma autônoma. O diretório permitirá que as instituições acessem todos os documentos necessários, acompanhem pactuações e até realizem novos convênios sem precisar esperar por editais, tudo diretamente pelo nosso portal.
O encontro reafirma o compromisso da Escola de Saúde Pública da Paraíba com a qualificação dos processos formativos, garantindo mais organização, transparência e eficiência nas relações entre ESP e instituições conveniadas.
Com os novos sistemas, documentos e pactuações, a Paraíba avança na construção de uma Rede Escola moderna, integrada e preparada para os desafios da formação em saúde nos próximos anos.