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Aula inaugural marca início da Formação Técnica em Órteses e Próteses (TOP) na Paraíba
A Formação Técnica em Órteses e Próteses (TOP) iniciou oficialmente suas atividades na manhã desta terça-feira, 10 de dezembro, com uma aula inaugural que reuniu estudantes, gestores e autoridades no auditório da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD), em João Pessoa. O curso, fruto da parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (SAES), ambas do Ministério da Saúde, é coordenado pelo Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Na mesa de abertura estiveram presentes Fabiano Ribeiro dos Santos, Diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde; Arthur de Almeida Medeiros, Coordenador-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde; Simone Jordão Almeida, presidente da FUNAD; Michele Peres, coordenadora do curso pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Matheus Spricido, diretor-geral da Escola de Saúde Pública da Paraíba; e Marcia Virginio, Diretora Geral do Centro de Reabilitação do município de Sousa. Todas as autoridades destacaram a relevância da formação para fortalecer a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e ampliar a capacidade de produção, adaptação e manutenção de órteses e próteses no SUS.
O curso TOP nasce da experiência bem-sucedida do primeiro ciclo formativo, realizado entre 2021 e 2022, que se tornou referência nacional ao qualificar profissionais e ampliar a oferta de serviços especializados. A formação foi desenvolvida para atender a uma demanda urgente do SUS: a capacitação de profissionais aptos a atuar em todas as etapas do cuidado envolvendo órteses e próteses, desde a dispensação até a confecção, adaptação e manutenção dos dispositivos.
Durante a cerimônia, os presentes também acompanharam o relato sobre o caso de Ariella Albuquerque dos Anjos, jovem atendida pela FUNAD, que esteve acompanhada de sua mãe. A apresentação reforçou, de forma sensível e concreta, o impacto direto do trabalho dos técnicos em órteses e próteses na vida dos usuários, mostrando como a atuação qualificada transforma trajetórias, amplia autonomia e promove cidadania.
Após as falas institucionais, os alunos assistiram à conferência “Formação em Ortopedia Técnica para o SUS”, ministrada pelo professor Emerson Fachin Martins, da Universidade de Brasília, especialista na área de tecnologias assistivas e reabilitação. Seu discurso abordou o papel estratégico dos serviços ortopédicos, as inovações tecnológicas e a necessidade de formação continuada para qualificar o cuidado no país.
O evento também marcou, de forma prática, o início imediato das atividades acadêmicas. Ainda hoje, os estudantes ingressam na oficina ortopédica para iniciar as atividades do primeiro módulo da formação, que abrirá o caminho para o aprendizado técnico, vivências práticas e construção profissional.
Fonte:https://www.uff.br/informe/aula-inaugural-marca-inicio-da-formacao-tecnica-em-orteses-e-proteses-top-na-paraiba/