Notícias

20 anos de Residências em Saúde: formação transformadora e compromisso com o SUS na Paraíba

publicado: 27/06/2025 10h22, última modificação: 27/06/2025 10h22
6637af70-a687-4400-9e9d-87810cc4fb9b.jpg

 

Em 2025, o Brasil celebra duas décadas de uma das políticas mais transformadoras da área da saúde: as Residências em Área Profissional da Saúde (Multiprofissional e Uniprofissional). Instituídas pela Lei n° 11.129, de 30 de junho de 2005, essas residências se consolidaram como uma estratégia de formação em serviço, com foco na qualificação de profissionais comprometidos com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao longo de 20 anos, milhares de profissionais das mais diversas áreas foram formados diretamente nos cenários reais de prática, em uma lógica de educação pelo trabalho. Mais do que uma etapa da formação, as residências representam experiências intensas de vivência, transformação e compromisso ético com o cuidado à população brasileira.

Na Paraíba, os programas de residência vêm se destacando como ferramentas fundamentais para a qualificação do cuidado e a transformação dos serviços de saúde. O primeiro passo foi dado em 2014, com a criação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança, no Hospital Infantil Arlinda Marques  referência no cuidado pediátrico no estado.

Matheus Sprícido, Diretor da Escola de Saúde Pública da Paraíba falou sobre a importância da qualificação dos profissionais de saúde “Os 20 anos das Residências Multi/Uniprofissionais são, acima de tudo, um marco de resistência e construção de um modelo de atenção baseado na integralidade, na interdisciplinaridade e na defesa do direito à saúde”. disse.

Nos anos seguintes, novos programas ampliaram o alcance da política. Em 2018, foi criado o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, com atuação nos municípios de Catolé do Rocha, Cajazeiras e Sousa, focado na atenção básica e na vigilância em saúde. No mesmo ano, também foi implantado o Programa de Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, sediado no Hospital de Trauma de Campina Grande, oferecendo cuidado especializado em saúde bucal.

O Coordenador Do Núcleo de Residência da ESP-PB, Pedro Rodrigues, evidenciou que cada programa de residência desenvolvido na Paraíba carrega a singularidade de seus territórios. “A dedicação dos seus coordenadores, tutores e preceptores, reforça o compromisso coletivo com um SUS público, gratuito, equitativo e de qualidade. Desde que as residências multi/uniprofissionais foram criadas na Paraíba já se formaram mais de 190 residentes e cada um deixou não apenas conhecimento, mas também sementes de cuidado, mudança e esperança”, enfatizou.

A formação na área da enfermagem ganhou força com a criação, em 2020, do Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica, sediado inicialmente na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, e expandido em 2024 para a Maternidade Peregrino Filho, em Patos. Já em 2021, o campo da saúde bucal foi novamente fortalecido com o Programa de Residência Uniprofissional em Clínica Integrada em Odontologia, com sede no Centro Odontológico de Cruz das Armas, também na capital paraibana.

Que venham mais anos de inovação, compromisso e transformação!