ANAIS_I MOSTRA ESP-PB_O SUS É O NOSSO LUGAR_2023

ANAIS_I MOSTRA ESP-PB_O SUS É O NOSSO LUGAR_2023

 

Construir um SUS de qualidade é uma tarefa diária para todos os(as) trabalhadores(as), gestores(as), docentes, estudantes e residentes do SUS da Paraíba. De mão-a-mão estamos tecendo uma rede complexa e inclusiva para garantir um cuidado universal, integral e equânime, que atenda às reais necessidades do usuário do sistema.


A fim de reunir experiências de trabalhadores(as), gestores(as), docentes, estudantes e residentes do SUS da Paraíba, a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) realizou a “I Mostra da Escola de Saúde Pública da Paraíba: O SUS é o nosso lugar”.


A “I Mostra da Escola de Saúde Pública da Paraíba: O SUS é o nosso lugar” foi o momento oportuno para a partilha de experiências e saberes significativos entre os(as) trabalhadora(e)s, gestores(as), docentes, estudantes e residentes do SUS da Paraíba, para o fortalecimento da integração Ensino-Serviço-Comunidade, proporcionando um processo de reconhecimento e mobilização de ações da educação na saúde nos territórios da Paraíba.


A partir da apresentação dos trabalhos, fruto de experiências e pesquisas, foi possível promover a articulação entre os campos da Atenção e Cuidado, Vigilância e Educação na Saúde, propiciando oportunidades de reflexão sobre o cotidiano dos serviços de saúde, para a promoção do desenvolvimento da ciência e pesquisa no SUS.


A divulgação dos trabalhos apresentados também é uma forma de difundir os resultados das experiências e pesquisas realizadas e incentivar a troca de saberes e vivências para o desenvolvimento do SUS da Paraíba.